segunda-feira, 18 de junho de 2007

Relações tóxicas - Claro que vai sobrar para você.

Podemos mudar ou evitar relações tóxicas?

Como podemos lidar com esses oportunistas, esses controladores doentes, esses confusos que querem te guiar pro abismo da infelicidade deles, ou os provocadores que te instigam a perder o controle emocional e explodir de ódio, e as geladeiras que fingem que te ignoram para se sentirem melhor dentro da mediocridade e covardia que vivem? Para tirar proveito de você são capazes das mais diferentes técnicas de te usurpar a auto estima e segurança. Mas o pior de todos acho que é ainda o mentiroso pois se disfarça te engana assumindo as máscaras de filhos, pais, mães, irmãos maridos e esposas e claro os amigos. E que amigos.


Tem alguma pessoa tóxica na sua vida? Está sofrendo deste tipo de assédio moral e terrorismo emocional em casa ou no trabalho?
É fácil de perceber, com algumas dicas.Preste bem atenção como é que você se sente depois de se encontrar ou conversar com um deles.

Se sente triste, burro,vazio,fraco, deprimido, não atraente ,irritado, sem energia, desgostoso, com vontade de beber, fumar, se drogar, comer demasiadamente ou acaba perdendo a fome, essa pessoa te ignora quando está com as outras, ela te provoca ou magoa com piadas e depois ri dizendo eu estava brincando? Você se sente julgado ou criticado ou traído pela pessoa?
Ela desrespeita a pessoa que te acompanha, te fazendo passar por embaraços? Rindo com as outras, mas olhando para você.
Você se sente aliviado ao ficar longe dela?
Você sonha em nunca mais ter que vê-la novamente?
Imagina o dia feliz da morte dela?
Você faz planos para nunca mais encontrar essa pessoa?
Ela te causa sintomas físicos como náuseas dor de cabeça, falta de ar ou dor no pescoço? Faz vc ter crise de ansiedade ou pânico ou taquicardia? Insônia? Te faz transpirar frio? Esta pessoa te dá alergia de pele, psoríase? Você se sente pisando em ovos, constrangido e com medo de ser você mesmo e ter que escolher bem as palavras ao falar com ela? Esta pessoa te faz falar de um jeito agressivo e gritar ou ofender, sendo que não é o seu natural ?
A pessoa nega ou contradiz quase tudo o que você diz? Sempre tem a verdade dela que é mais verdadeira do que a sua?



Essas pessoas venenosas, que vivem produzindo emoções tóxicas que jogam os restos metabólicos no seu próprio organismo causando as mais diversas doenças algumas aquelas chamadas de auto imunes como alergias, tumores, calcificações, reações que o próprio organismo tem na tentativa de se defender do espírito negativo que o habita. Elas podem também ao se relacionar com outras pessoas causar reações nelas são os tais chamados relacionamentos tóxicos. Claro que vai sobrar pra você.

Existem pessoas tóxicas abusando ou explorando da sua natureza pacífica?
Você sofre por não saber dizer não as chantagens deles?

Essas pessoas são amigos família ou colegas que persistentemente fazem qualquer destas coisas abusivamente ou manipulando você. São verdadeiros bichos peçonhentos disfarçados de amigos e parentes. Lá vai uma listinha para você poder reconhecer se está sofrendo com alguém assim.

- Eles te fazem pedidos constantes. (geralmente você precisa abrir mão das suas prioridades para poder atendê-lo)

- Sempre dão um jeitinho de colocar você para baixo, te criticando.Você tem a sensação de que absolutamente nada do que você faz é bom o suficiente.Você tem apenas uma certeza, vai vir dali uma nova crítica. Ou soltam aquela pérola: você nunca vai conseguir se casar.

- Tem uns que agem como se você não existisse, para deixar claro você é um mero acaso da natureza e uma criatura nada relevante para a vida deles. Tentam acabar com sua auto estima te ignorando, te tirando a importância, não te deixam nem falar e nem respondem quando abordados. Também ignoram o que você fala ou faz. Especialmente nunca olham nos seus olhos, nunca.

- E os folgados ? Eles preenchem todos os espaços até mais espaço do que seria necessário. Falam compulsivamente, excessivamente, monopolizando o papo e a sua atenção ou do grupo, ou pegam mais espaço físico, se espalham com suas bagunças e sujeira. Não passariam nas aulas de matemática, mas colam e pronto. Você estuda e ele cola de você.Mas não precisa explicar que eles sempre ficam com a melhor parte e a maior, só erram a favor deles, nunca você será favorecido.

- Falam de você e não com você. Não é irritante? Principalmente quando fazem questão de fazer isso na sua presença.

- Os fofoqueiros que espalham rumores ou distorcem os acontecimentos para deixar você desmoralizado perante os outros. Quando eles mesmos é que agem de forma perniciosa, mas jogam o foco nem você para serem esquecidos.
Roubam toda sua energia. Roubam os seus créditos, jogam lama na sua imagem. Criam histórias sinistras e envolvem o seu nome. O pior é quando ninguém te conta e você não tem nem como se defender. (esses que não contam compartilham da amizade com os venenosos e adoram ver sua imagem na lama também). Não se envolvem diretamente com você ou não tem acesso a sua presença e convívio, mas a inveja faz com que eles te odeiem e continuem inventando os piores absurdos.

-Tem também os não menos venenosos e peçonhentos “toscos” que expressam em ações, palavras, tom de voz e linguagem corporal muitas vezes de forma rude grosseira e agressiva que você é estúpido, ignorante, incompetente ou imperfeito. Seja fisicamente ou moralmente. Assediam-te moralmente.

Caramba, não é possível que alguém seja tudo isso assim o tempo todo, ninguém, nem mesmo eu ou você. Todo mundo merece uma pausa, um pouco de compaixão e estímulo positivo.

-Tem aqueles que ficam te jogando na cara os comentários sobre os seus erros passados, falhas, te lembram constantemente na tentativa de te diminuir e de negar qualquer chance de recomeço, ou se negam a reconhecer os seus esforços, intenções ou sinais de progresso em direção a mudanças positivas.Deixam claro que você não serve para nada, nunca vai servir e te agridem dizendo que estão te ensinando a ser uma pessoa melhor ( igual a eles claro que são ótimos).


- Os oportunistas também drenam sua energia, levam embora seu tempo e outros recursos pela constante necessidade deles de sua atenção, simpatia, informação, carona, favores absurdos, e ainda querem contar com você para poder confidenciar e dividir os problemas para poder receber de você uma força, toda sua atenção não se importando se isso vai ou não prejudicar a sua vida, seu trabalho,seu descanso ou lazer.Eles exigem imediatamente o seu apoio, sua ajuda financeira ou já chegam na sua casa se serem convidados, com a mala para ficar na sua dependência para tudo.

- Os conselheiros adoram te intimidar com sua pouca experiência , te provocar, te manipular, te pressionar, ou encorajar a vc ter sentimentos de culpa, inadequação ou inferioridade. Ficam te jogando informações e sugerindo que você faça o que eles querem que você faça, tudo isso disfarçado de conselhos, de como você deve conduzir sua vida, lógico para resolver a deles.

-Os conselheiros sentimentais que ainda fazem comentários venenosos que te traumatizam, desencorajam, te fazem sentir culpado, incapaz ou magoado.

- Os mestres da mentira, mentem descaradamente sem vergonha se serem desmascarados no próximo minuto e quando isso acontece mudam se assunto sem constrangimentos , te desapontam por não considerarem ao menos sua inteligência ou te roubam debaixo do seu nariz, só pelo prazer de jogar, te humilhar ou te ver triste, desamparado ou doente. Falsificam até as nossas assinaturas em documentos também falsos. Mas para estes a minha sugestão é a polícia ou poder judiciário. E lá eles continuam mentindo, e prometendo e enrolando até o juiz bater o martelo.

-Estragam propositadamente as coisas que sabem que você valoriza, suas posses, seus relacionamentos ou valores éticos e espirituais, com a desculpa de que estão te ensinando uma nova perpectiva de vida a ” a deles” . Mas não com a intenção de te ajudar , mas sim de se beneficiarem com isso. Não te permitem viver sua própria vida do seu jeito, com suas próprias crenças. Eles judiam dos nossos animaizinhos de estimação e chutam, maltratam ignoram os seres da natureza. Nem as plantas sobrevivem as eles, quem diria nós pobres mortais.


Como lidar com pessoas tão difíceis?


Pessoas difíceis nos endemoniam, raptam nossa energia e nos distraem, causando males maiores e problemas.

Cada vez que nos relacionamos com pessoas tóxicas, estamos enfrentando algum dilema de ser humano.

Pessoas tem problemas , mas pessoas difíceis tem dilemas.A diferença é que problema tem solução e dilema não.

Uma coisa eles tem em comum :
Nos causam emoções negativas.

Você deu o seu melhor e recebeu o pior?
Eles te ameaçam dando sempre o apoio e te deixando na mão literalmente naquela hora que você mais precisa é que eles escolhem para te dizer o quanto não te apóiam? Te fazem sentir que as perdas são piores do que são.

É claro que o ideal é que os nossos pais e irmãos sejam amorosos honestos e dedicados a família, nós queremos nossos amigos sejam confiáveis , generosos, atenciosos e carinhosos.

A perspectiva de um relacionamento insalubre pode vir a a ser um impacto sobre a nossa realidade nos ferindo e traumatizando profundamente.É o próprio inferno.

Os relacionamentos saudáveis devem ser de troca. E para tanto precisamos nos sentir a vontade de sermos nós mesmos.Para que possamos compartilhar de idéias e a amizade ser uma experiência de duas vias onde todos possam se sentir preenchidos, para que haja uma troca de energia saudável.
Por isso devemos selecionar nossos amigos e relacionamentos dentro do mesmo grau de integridade que nós temos. Selecionar , escolher o tipo de pessoas com as quaisvamos passar a dedicar nosso precioso tempo e energia. Certificar-se que o outro está fazendo o mesmo por nós. Pergunte-se se o outro tem a capacidade de ficar feliz e poder até comemorar o seu sucesso com você. Sobretudo se pergunte se você se sente bem ao lado desta pessoa.

Na verdade é bem simples mas nós não queremos nos decepcionar então fingimos que as coisas são como gostaríamos que fossem e não como elas simplesmente são. Aceitar estes fatos já é um grande passo em direção a sua libertação.

5 comentários:

Unknown disse...

Olá Dulce,

Gostei da profundidade deste novo artigo, com certeza até me fará repensar meu estilo de vida e a forma como tenho tratado àqueles que estão ao meu lado.

Sucesso!!!

F Katayama disse...

é... duda...
sim, essas pessoas pemeiam a vida de quem vive em sociedade... chamo-os de Vampiros.
Sulgam o sangue e a alma...
e te jogam fora.

resta a nos, identificarmos e ai estaremos protegidos.
E tao impostante quanto reconhecer no outro, e ver se nos mesmos nao estamos fazendo o mesmo.

um beijo,

f.

www.cronicaseblonicas.blogspot.com

Hélio Natel disse...

Põ Duda,espero que não seja baseado em experiência própria, já que seu nome já diz tudo sobre vc. A pessoa mais doce que ja conheci. Bjs. Helinho.

Conceição disse...

puz o no meu blog

Estrela Vermelha disse...

Olá Duda!

Gostei muito do seu comentário, da sua reflexão profunda e acutilante...

Chamo-me Miguel, tenho 34 anos, casado e pai de uma menina de 13 anos... Vivo actualmente uma situação muito complicada com meu pai porque ele é uma pessoa manipuladora, e controladora... É uma história muito longa, mas é triste, pois como filho sacrifiquei tudo o que tinha para o apoiar e com isso arrastei a minha mulher e filha... A paga que tenho, é que estando eu a passar uma situação económica dificil, e estando no desemprego, meu pai aproveitou-se disso e está a expulsar-me a mim e à minha familia de casa (propriedade dele), recusando-se a dar-me a parte da herança por falecimento da minha mãe... Ele sabe que não meios económicos para eu contratar um advogado, e aproveita-se desse facto para inferiorizar e desprezar... É uma longa história... De qualquer modo, revi-me no seu texto, pois sofri e ainda sofro com atitudes provocatórias dele, e tentativas de chantagens emocionais, muitas delas tentadas através da minha filha... Para ele, tudo o que faço não tem valor, para ele eu não tenho importância, para mim tudo mudou quando minha mãe faleceu e ele 2 meses depois arranjou outra mulher, e tudo virou um inferno para mim... Quero afastar-me deste inferno, mas ele tudo faz para que isso não aconteça, ele joga "sujo", é prepotente, déspota... A mim, doi-me tudo isto porque sou um filho que tudo fez e tudo deitou a perder na minha vida a favor dele...

Desde já agradeço a sua reflexão, pois ao ler o seu blog, inspirou-me a lutar contra este tipo de pessoa, a ter esperança no futuro.

Um abraço,
Miguel Ferreira